Afinal, o que é esse tal de 20 de setembro?
A data lembra a Revolução Farroupilha que teve início em 20 de setembro de 1835 e se estendeu até 1845. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de dez anos, mostrou-se ideais de liberdade, igualdade e humanidade.
O objetivo era “separar” o Rio Grande do Sul do restante do país já que produzíamos principalmente para o mercado interno (charque e couro) e a taxação dos impostos era muito alta.
A guerra findou-se em 1º de março de 1845 com a assinatura do Tratado de Poncho Verde, sem dar o título de vencedor a nenhum dos lados, mas impondo algumas condições para melhorar o convívio.
É estranho comemorarmos uma data que representa uma guerra que não teve um “ganhador”, não é mesmo?! Mas foram 10 anos de luta com bravura por ideais nos quais o Rio Grande do Sul acreditava.
É isso que essa data representa!
Em alguns lugares do estado as pessoas chamam inclusive de Dia do Gaúcho, e dedicamos uma semana todinha especialmente para promover e cultuar as tradições do nosso Estado, através de simbologias bem marcantes: o gaúcho, a prenda, o cavalo, o churrasco, a dança e o chimarrão.
Viva o Rio Grande do Sul tchê!