52° Festival de Cinema de Gramado anuncia curtas e documentários brasileiros em competição

52° Festival de Cinema de Gramado anuncia curtas e documentários brasileiros em competição

Anúncio foi feito no dia 17, em evento realizado em São Paulo.

Após divulgar as 39 produções que compõem as mostras de Longas-Metragens Brasileiros e Gaúchos e os Curtas-Metragens Gaúchos, a organização anunciou os filmes concorrentes nas mostras competitivas de Curtas-Metragens Brasileiros e Documentários Nacionais. A novidade foi divulgada em evento realizado no hotel Laghetto Stilo São Paulo, na capital paulista. O encontro reuniu a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, os curadores, Caio Blat e Marcos Santuario, a atriz e diretora Bárbara Paz, representando a diretoria da Academia Brasileira de Cinema, André Saddy, presidente do Canal Brasil, realizadores, produtores, atores e jornalistas. 

A seleção dos Curtas-Metragens Brasileiros foi feita por Daniela Siqueira, Daniela Strack, Fernanda Rocha Daniel Rodrigues. Juntos, a comissão avaliou 679 produções. Os selecionados vêm de todas as regiões do país, incluindo filmes do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Já a curadoria, composta por Santuario Blat, avaliou 158 títulos, escolhendo cinco documentários para a competição (lista completa ao final)

Curtas-Brasileiros serão exibidos no Palácio dos Festivais

Além das exibições na grade linear do Canal Brasil, a organização anunciou que os 12 curtas brasileiros serão exibidos também no Palácio dos Festivais. 

“Junto às entidades, APTC-RS, SIAV-RS, FUNDACINE e ACCIRS, entendemos que a mostra de Curtas-Brasileiros é um elemento importante para tornar Gramado uma janela de encontro de novos talentos com grandes nomes do cinema nacional e uma oportunidade ímpar para a divulgação do formato em curta-metragem para o grande público. Assim, conseguimos manter a exibição da mostra dentro da programação do evento, em caráter presencial”, afirma Rosa Helena Volk. 

As exibições presenciais ocorrerão nos dias 12 e 13 de agosto, com seis filmes por sessão, no Palácio dos Festivais. Já no Canal Brasil, a mostra vai ao ar do dia 12 ao dia 15 de agosto, sempre a partir das 19h, com três filmes por sessão. 

A Mostra Competitiva de Documentários segue com exibição exclusiva pela grade linear do Canal Brasil, de 12 a 16 de agosto, às 20h20.

O 52º Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto.


52º Festival de Cinema de Gramado – Filmes selecionados:

Curtas-Metragens Brasileiros (CMB):

A CASA AMARELA | Paraná
Sinopse: Um entregador de aplicativo decide ajudar uma senhora com Alzheimer a encontrar o caminho de casa.
Direção: Adriel Nizer
Elenco: Matheus Moura e Katia Horn

A MENINA E O POTE | Pernambuco 
Sinopse: Em um mundo distópico, a Menina quebra seu Pote de cerâmica, que  guarda um segredo em seu interior, abrindo portais para um universo paralelo. A Menina adentra em um tempo de transformação onde a criação de um novo mundo é finalmente possível.
Direção: Valentina Homem
Elenco: Francy Baniwa

ANA CECÍLIA | Rio Grande do Sul
Sinopse: A pequena cidade onde Ana Cecília vive não comporta seus sonhos. Entre rusgas com a irmã mais velha e a descoberta do primeiro amor, ela se depara com os desafios de entender quem é, dentro e fora da sua família.
Direção: Julia Regis
Elenco: Luiza Quinteiros, Amanda Grimaldi, Áurea Baptista e Márcia Cordioli

CASTANHO | Amazonas
Sinopse: Morando no interior do Amazonas, a argentina María se divide entre duas vidas: na comunidade, onde convive com Dona Belém e seu filho, e nas viagens suspeitas que realiza.
Direção: Adanilo
Elenco: Sofia Sahakian, Rosa Malagueta e Israel Castro

FENDA | Ceará
Sinopse: Marta é uma cientista botânica que vive apartada de suas raízes, quando aceita receber a visita de Diná, uma velha senhora doce e enxerida que tenta desesperadamente penetrar na sua intimidade.
Direção: Lis Paim
Elenco: Edvana Carvalho, Noélia Montanhas e Monique Cardoso

MAPUTO | São Paulo
Sinopse: Tatu é levado por três crianças mais velhas a acreditar que se superar certos desafios se tornará um Maputo, alguém com a habilidade de controlar o vento. Tatu permanece determinado a atingir essa transformação, mesmo quando as tarefas se tornam cada vez mais perigosas.
Direção: Lucas Abrahão
Elenco: João Guilherme Fonseca, Leonardo Lovantino, Kimberlly Martins e Francisco Cabral

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS | Bahia
Sinopse: Pedro é um imigrante que se esforça para se adaptar ao novo país. Quando uma andorinha cai em sua casa, ele se divide entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave, enfrentando obstáculos que refletem a sua própria condição.
Direção: Rogério Cathalá
Elenco: Arturo Campos Begazo, Bertrand Duarte, Amós Heber, Tarsila Carvalho e Cibele Marina

NAVIO | Rio Grande do Norte
Sinopse: A catadora Dandara vaga invisível pela cidade. O encontro com Exu Mirim a leva para o fundo da memória.
Direção: Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real
Elenco: Alessandra Augusta e Tito Mariano

PASTRANA | Rio Grande do Sul
Sinopse: Ao reviver memórias, imagens e conversas vividas, a skatista de downhill Melissa busca construir uma homenagem para seu amigo Pastrana. Conforme resgata o passado, com a ajuda de seus amigos e familiares, a presença inerente de Pastrana a ajuda a preencher o silêncio e a melhor compreender o tempo.
Direção: Melissa Brogni e Gabriel Motta
Elenco: Melissa Brogni, Allysson Pastrana, Miguel Moreira, Allyce Freitas Moreira, Carlos Paixão, Cristian Henz, Victor Ludwig, João Berlitz, Joseane Nascimento e Luciano Wiest

PONTO E VÍRGULA | Rio de Janeiro
Sinopse: O recifense João chega ao Rio e adentra o mundo do carioca Vitor, após 30 anos sem vê-lo. Aos 70, os amantes assimilam passado, presente e possível futuro após a esposa de Vitor falecer e tanto de suas vidas parecer ter chegado a um fim.
Direção: Thiago Kistenmacker
Elenco: Buda Lira, Wilson Rabelo e Rocco Pitanga

RESSACA | Minas Gerais
Sinopse: Teatro e vida se confundem em uma toalete matinal, quando uma atriz que interpreta Teuda Bara tenta decorar o seu texto.
Direção: Pedro Estrada
Elenco: Teuda Bara, Grace Passô, Idylla Silmarovi, Antonio Edson, Eduardo Moreira, Paulo André, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia e Simone Ordones

VIA SACRA | Distrito Federal
Sinopse: Gleide tenta se concentrar em seu local de trabalho. Na TV, imagens da racista violência policial. No telefone, uma chamada inesperada que vai colocá-la em uma verdadeira Via Sacra pela vida.
Direção: João Campos
Elenco: Gleide Firmino, Fabiana “FabGirl” Balduína, Marianne Marinho, Adson Junio, João Campos e Kauã Kayodé

Longas-Metragens Documentais (LMD):

CLARICE NISKIER: TEATRO DOS PÉS À CABEÇA Rio de Janeiro
Sinopse: O documentário é uma homenagem ao Teatro a partir da trajetória de Clarice Niskier que fez de seu ofício o seu próprio estilo de vida. Através de um olhar íntimo e sensível, o filme revela a paixão pelo ofício, sua experiência de vida, sua poética visão de mundo, sua busca espiritual e intelectual, dores, alegrias, perdas e ganhos. 
Direção: Renata Paschoal

MESTRAS | Pará
Sinopse: Um mergulho poético na riqueza cultural e na força de mulheres que têm papel fundamental na manutenção das tradições musicais da Amazônia. Uma viagem pelas vertentes sonoras da região, desde o samba de cacete ao carimbó, através de Mestras como Iolanda do Pilão, Miloca, Bigica e Onete.
Direção: Roberta Carvalho

POEMARIA | São Paulo
Sinopse: Inspirado pelos filmes de Eduardo Coutinho, o diretor estreante Davi Kinski propõe o documentário Poemaria, montado a partir de conversas com 24 personalidades, como: Adélia Prado, Gero Camilo, Nany People, Marília Gabriela, Alexandre Borges, Jean Wyllys e Inácio Loyola Brandão. O assunto: a poesia.
Direção: Davi Kinski

TOQUINHO MARAVILHOSO | São Paulo
Sinopse: O documentário narra a vida de Toquinho, um dos maiores artistas brasileiro, um músico que transcende as barreiras do tempo e da língua com a sua sensibilidade. Uma história que molda a música popular brasileira.
Direção: Alejandro Berger Parrado

VELHO CHICO, A ALMA DO POVO XOKÓ Sergipe
Sinopse: Conta a história de um rio e de um povo. Duas histórias que se fundem. Os Xokó é uma etnia indígena existente no estado de Sergipe e o rio São Francisco é a sua razão de existir.
Direção: Caco Souza