Uma das marcas mais tradicionais de Gramado foi afetada diretamente no período da pandemia e teve que se reinventar para superar a enorme crise econômica e manter as portas abertas.
O Chocolate Gramadense, empresa que completou 40 anos em 2022, é referência quando o assunto é o famoso chocolate caseiro de Gramado. A tradicional empresa fundada pelo casal de empresários Altanísio Ferreira de Lima e Enir Maria Pereira Lima teve que tomar decisões drásticas para sobreviver nos últimos anos.
Com um perfil de atender grandes indústrias e empresas de todo o país, a marca tinha seu foco total para o segmento corporativo e feiras até o início da pandemia. Esta estratégia de negócios, ruiu logo nos primeiros meses da pandemia de coronavírus com todos os pedidos sendo cancelados pelas empresas parceiras e sem previsão de retomada. Um grande estoque da produção também ficou estagnado.
Além do enorme impacto econômico, a empresa sentiu na pele os efeitos devastadores da Covid quando seu fundador, o empresário Altanísio Ferreira de Lima, morreu por complicações causadas pela infecção com o vírus, em maio de 2021, aos 69 anos.
O filho de Altanísio, Ezequiel Dias de Lima e sua esposa Danúbia Lima, que há muitos anos faziam parte da gestão, passaram a centralizar e liderar as ações e iniciativas nos últimos anos. E, decisões importantes precisavam ser tomadas para enfrentar o momento delicado. Os empresários decidiram então, manter a atenção ao corporativo que retomava lentamente, e ao mesmo tempo, investir em lojas físicas com maior atenção ao turista-, o que a empresa não tinha feito até então.
O único espaço físico além da fábrica, era um showroom de 12 m². Surgiu então a ideia de criar uma loja temática em anexo à fábrica e, localizada fora da área central de Gramado, no bairro Floresta. Uma grande loja temática, inspirada em uma fábrica de chocolates real mas com muita cor e ludicidade, engrenagens em funcionamento, mini fábrica, café e mais de 300 produtos próprios para venda. Com mais de 2 milhões em investimentos, a loja de 500 metros foi inaugurada em novembro de 2021 e hoje é uma das mais visitadas de Gramado.
O foco em outros públicos, além das empresas, se mostrou assertivo e a empresa colhe os frutos das decisões tomadas se tornando um atrativo turístico com alguns diferenciais como a descentralização do turismo em Gramado e o amplo estacionamento para ônibus, vans e automóveis de passeio.
Hoje, a loja recebe em média 30 mil visitantes ao mês. A produção de chocolate só aumenta e o foco na qualidade do produto permanece com uma produção que chega a 1,5 toneladas dia. Na Páscoa de 2022, a produção alcançou 120 toneladas de chocolate caseiro. São mais de 70 colaboradores diretos trabalhando diariamente na produção e na loja temática.
Quando o assunto é a qualidade do chocolate, o Gramadense investe em tecnologias de ponta para a produção e conta com profissionais que trabalham especificamente na verificação e manutenção da qualidade dos seus produtos e origem, usando a matéria prima do cacau da Bahia. Atualmente a empresa se prepara para receber o selo de origem geográfica do chocolate caseiro produzido em Gramado.
“Acredito que a pandemia mudou definitivamente a vida de todos nós brasileiros. As perdas familiares, retração de mercado, crise econômica. Tudo isso nos trouxe muitos desafios mas também um enorme aprendizado de que mesmo em momentos difíceis podemos refazer a rota e buscar saídas. E foi o que fizemos aqui no Chocolate Gramadense. Arregaçamos as mangas e buscamos uma solução para um cenário que parecia impossível de superar”, conta o diretor do chocolate, Ezequiel Dias de Lima.
SOBRE O CHOCOLATE GRAMADENSE
Chocolate Gramadense Fábrica e Loja Conceito
Rua Prefeito Waldemar Frederico Weber, 365 – bairro Floresta, Gramado
www.chocolategramadense.com.br