De 28 a 31 de agosto, em Gramado, nomes nacionais e internacionais irão falar sobre ESG, cases de Indicações Geográficas (IG), cases internacionais, marketing, sustentabilidade, gastronomia e políticas públicas.
Os últimos dias de agosto serão de intercâmbio cultural e de sabores entre diferentes regiões brasileiras em Gramado. De 28 a 31 de agosto, a cidade recebe o Connection Terroirs do Brasil que leva para a Serra Gaúcha especialistas daqui e do exterior para debater importantes temas para o avanço do reconhecimento dos produtos de origem no país, um dos objetivos principais do evento.
Os painéis irão acontecer no Palácio dos Festivais com nomes como Léo Farah, Capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Bernardo Cardoso, Diretor de Turismo de Portugal no Brasil; Gabriela Testa, Diretora do Instituto de Promoção Turística do Ministério do Interior da República Argentina; e Giovana Ulian, CEO da Biossplena Regeneração Urbana.
Entre os temas que serão abordados estão ESG, cases de Indicações Geográficas (IG), cases internacionais, marketing, sustentabilidade, gastronomia e políticas públicas. Defensor da comida do Sul e dos produtos de origem, o chef Marcos Livi, do grupo Bah, é um dos painelistas confirmados. Ele irá falar sobre territórios gastronômicos e as diferenças entre cozinha regional e cozinha de território.
“O que aconteceu ao longo dos anos? A gente foi lá no outro extremo, a gente saiu do Brasil, a gente foi aplaudir o mundo, a gente faz viagens gastronômicas pelo mundo e não faz dentro do nosso país, dentro do nosso estado. Existe uma confusão muito grande do que é a cozinha de território com o que é cozinha regional”, destacou em recente encontro com a imprensa em Gramado. O painel de Livi acontece na quinta-feira, às 11h40.
Os ingressos para assistir à programação de conteúdos do evento estão à venda no valor de R$ 350 com renda integral revertida para a reconstrução da cidade de Santa Tereza, severamente atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Quem adquirir ingresso, também passa a ter acesso gratuito a 11 atrações da região: Prawer Chocolates, Mátria Parque, Olivas de Gramado, Mini Mundo, Vila da Mônica, Garden Park, Geo Museu, Alpen Park, Mundo Lugano, A Mina e Cristais de Gramado.
Confira abaixo a programação completa de palestras do Connection Terroirs do Brasil 2024:
28 de agosto – quarta-feira
19h
ABERTURA OFICIAL
*Acesso somente para credenciados
29 de agosto – quinta-feira
08h30
A ORIGEM É O NOSSO DESTINO – Os caminhos do desenvolvimento e do turismo através dos produtos de origem
Painelista: HIGOR FREITAS -Gerente Executivo da APROCAN (Associação dos Produtores de Queijo Canastra)
Moderadora: HULDA OLIVEIRA GIESBRECHT – Coordenadora Negócios de Base Tecnológica e PI do SEBRAE Nacional
09h37
Conexão Internacional Brasil/Portugal com o painel
A ORIGEM PORTUGAL COMO ESTRATÉGIA DE MARCA
Painelista: BERNARDO CARDOSO – Diretor do Turismo de Portugal no Brasil
CASES DE IGs NO BRASIL
- Origens Paraná – Produtos Autênticos e com Garantia de Origem Que Transformam Territórios
Painelista: MABEL GUIMARÃES – Gestora Estadual das Indicações Geográficas do SEBRAE Paraná - Rio Grande Do Sul – Posicionamento De Marca Da Primeira D.O Exclusiva De Espumantes Do Novo MundoPainelista: DANIEL PANIZZI – Presidente UVIBRA (União Brasileira de Vitivinicultura) e CEO Vinícola Don Giovanni
- Minas Gerais – Sustentabilidade e Inovação Conectando Oportunidades de Mercado Para Negócios e Destinos
Painelista: JULIANO TARABAL – Diretor Executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro e Coordenador do Fórum das Regiões Produtoras de Café do Brasil com IG
10h53
O VALOR GLOBAL DO PRODUTO LOCAL
Painelista: ROGÉRIO RUSCHEL – Publicitário, Professor da ESPM, escritor e especialista em marketing e Comunicação
11h15
TURISMO REGENERATIVO
Painelista: GIOVANA ULIAN – Eng. Civil e Dra. Urbanismo, CEO da Biossplena Regeneração Urbana, atua no desenvolvimento de produtos imobiliários e turísticos em vários estados do Brasil. Possui formação em Gestão Contemporânea, MBA Cidades Responsivas e formação em Design Regenerativo.
11h40
PROJETO PRODUTORES GAÚCHOS UNIDOS RS
Painelista: BERNARDO IBARGOYEN- Empreendedor, Fundador da PMPRS – Plataforma que valoriza produtores com escala limitada de alta qualidade, Idealizador do Projeto Produtores Gaúchos Unidos RS
TERRITÓRIOS GASTRONÔMICOS
Painelista: MARCOS LIVI – Graduado em Gastronomia pela renomada Castelli, é formado Chef de Cozinha pelo Senac, levou a cultura gaúcha para São Paulo, com o Veríssimo, Quintana, Brique, Napoli, Central e FFBurguer. Na sua cidade natal, São Francisco de Paula – Serra Gaúcha, revitalizou um dos mais antigos hotéis da Região – o Parador Hampel, onde proporciona uma “viagem gastronômica” através do Restaurante Ana Terra e do icônico A Ferro e Fogo, onde a brasa é usada com ciência para preparar sabores incríveis.
30 de agosto – sexta-feira
8h30
TERRITÓRIO, POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO PRODUTIVA
Painelista: MILTON ZUANAZZI – Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo
09h37
CONEXÃO INTERNACIONAL BRASIL E ARGENTINA – TERROIR, NATUREZA E TURISMO DE EXPERIÊNCIA
Painelista: GABRIELA TESTA – Presidenta de Ente Mendoza de Turismo
CASE BRASIL: MADE IN PANTANAL – SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO CONECTANDO OPORTUNIDADES DE MERCADO
Painelista: KÁTIA MULLER – Gestora dos Programas Pró-Pantanal e Territórios Empreendedores do SEBRAE Mato Grosso do Sul
10h24
GESTÃO DE CRISE
Painelista: LEO FARAH – Especialista em manejo de desastres ambientais e gestão de crise, Capitão da reserva do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Léo é especialista em Gestão de Desastres pela UNESCO e em Redução de Riscos pela ONU. Atuou em grandes operações de resgates, como, os rompimentos de barragem em Mariana, em 2015, e em Brumadinho, em 2019.
31 de agosto – sábado
9h
ENCONTRO DE IG’S (evento fechado)
IG – DESENVOLVIMENTO DOS TERRITÓRIOS E INOVAÇÃO
Painel com o Professor Dr. Jean-Louis Le Guerroué – Universidade de Brasília
10h
Troca de Experiências – Aberto para os participantes
Atividades gratuitas
Além das palestras que acontecem no Palácio dos Festivais, atividades gratuitas fazem parte da programação. Durante os quatro dias de evento, a Rua Coberta se transforma na Alameda Terroir, onde expositores de diferentes partes do Brasil apresentam seus produtos de origem aos visitantes. Ao todo, serão 50 Indicações Geográficas (IG) presentes, das cinco regiões brasileiras. Logo ao lado, na Praça Major Nicoletti, o público poderá assistir a sete aulas de gastronomia com chefs do Senac na Cozinha Show.