Evento, que terá decoração natalina nas ruas até 29 de janeiro, deixa patrimônio para o município
Neste domingo, 15 de janeiro, encerra a temporada dos espetáculos da 37ª edição do Natal Luz de Gramado, que contaram com cerca de 500 apresentações. A decoração natalina do evento permanecerá nas ruas até 29 de janeiro. Para evidenciar os bons resultados desta edição, a Gramadotur está divulgando aspectos em destaque nesta temporada.
De acordo com a diretoria da entidade, em um comparativo com o 36º Natal Luz, o crescimento de venda de ingressos por apresentação para os espetáculos noturnos, como o Nativitaten, Desfile de Natal e Fantástica Fábrica de Natal foi de 35%, alcançando um público total superior a 180 mil espectadores.
No caso do espetáculo A Fantástica Fábrica de Natal, que teve investimento de R$ 4,7 milhões (para a recriação do mesmo, R$ 1,4 milhões), em itens de cenografia e figurino, ficarão para o acervo da Gramadotur, para a produção deste espetáculo nas próximas edições do Natal Luz. Outro ponto de destaque foi a implantação de uma Tiqueteira própria (ingressooficialgramado.com.br), que gerou uma economia em torno de R$ 700 mil para a Autarquia. “Com a Tiqueteira própria, a Autarquia obtém um precioso banco de dados de clientes, para promoções de futuros eventos”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur.
As atrações gratuitas ao público, como a Parada de Natal, os shows da Rua Coberta e o Show de Acendimento, além da decoração de toda a cidade, custaram cerca de R$ 8,7 milhões. “Outro ponto importante é o investimento de R$ 1,3 milhões em novos Arcos de Luz na Avenida das Hortênsias, composto de 16 estruturas, com um total de 13.400 pontos de lâmpadas de LED, com sistema RGB, que permite a criação de 16 milhões de cores diferentes, controlados por sistema computadorizado e uma inimaginável combinação de efeitos visuais. Esse patrimônio será utilizado durante todo o ano, em diferentes eventos ou campanhas”, acrescenta Rosa.
A presidente da entidade ainda ressalta a importância desses investimentos da Gramadotur, notadamente na infraestrutura, decoração e atrações gratuitas, atraindo um público que movimenta a rede hoteleira, comércio e restaurantes da cidade, responsáveis majoritariamente pelo PIB do Município. O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, complementou que “o Natal Luz é de extrema importância para Gramado e por isto a Prefeitura trabalha sempre em conjunto, com os empresários e as entidades, visando o crescimento e fortalecimento do turismo na cidade”.