Mariana Bertolucci autografa na Feira do Livro de Gramado

Jornalista lança a obra 27 Anos de Jornalismo, espacatos pandêmicos & outras histórias no domingo, a partir das 15h30, na 26ª Feira do Livro de Gramado.

Mariana participa de mesa de debates, às 14h, no auditório do Centro Municipal de Cultural de Gramado. Foto: Júlio Cordeiro

A jornalista e escritora Mariana Bertolucci participa da 26ª Feira do Livro de Gramado no domingo, dia 8 de outubro, com o lançamento do seu segundo livro de crônicas “27 Anos de Jornalismo, espacatos pandêmicos & outras histórias”, pela Bá Editora. A sessão de autógrafos será no hall de entrada do Centro Municipal de Cultura do município, à partir das 15h30min. Mariana participa ainda de uma mesa de debate com autores, marcada para às 14h, aberto ao público, no Centro Municipal de Cultura. A 26ª Feira do Livro de Gramado ocorrerá de 6 a 15 de outubro de 2023.

O livro reúne 48 crônicas escritas na sua maioria entre 2018 e 2022. Nos textos, Mariana propõe um passeio curvilíneo por suas mazelas emocionais, percepções e sentimentos mais genuínos, trazendo o leitor pela mão para a intimidade alvissareira e profunda das suas histórias. Misturando jornalismo e yoga, feminismo e ironia, indignação e doçura, as páginas envolvem o leitor em uma viagem reveladora e corajosa de Mariana pelas lembranças e aflições mais delicadas e eufóricas da sua trajetória como mulher e profissional da imprensa gaúcha nas últimas três décadas.

Um caminhar questionador e esperançoso inundado de perguntas sem respostas onde é constante a necessidade de resolver a tênue equação de SER quem se é, SERVIR às pessoas, para, então, SER VISTA no mundo que transcende a rede social.

A edição ficou aos cuidados da jornalista Sandra Pecis e coordenação editorial e projeto gráfico assinados pelo também jornalista e editor Antônio Luzzatto.

Sobre a autora:

Mariana Alvares Bertolucci nasceu em Porto Alegre, em 1973. Formada em jornalismo pela PUCRS há 27 anos, Mariana atua no mercado gaúcho de comunicação desde 1995. Entrou no Grupo RBS em 1997. Foram 15 anos atuando como repórter e colunista no Jornal Zero Hora. De 2012 à 2013 foi assessora de imprensa no Palácio Piratini. Em março de 2013, lançou a Revista Bá por Mariana Bertolucci, que teve 27 edições impressas e segue em plataforma digital. Integrou a redação do legislativo municipal em 2020 e, e em 2021, assumiu a comunicação da SMC de Porto Alegre. Mariana é mãe de Antônia e vencedora do Prêmio Açorianos 2011 na Categoria Crônicas com seu livro de estreia Bailarina sem breu. Também escreveu a biografia do avô, Walter Bertolucci e a História de Gramado.

Serviço:

O que: Lançamento e sessão de autógrafos “27 Anos de Jornalismo, espacatos pandêmicos & outras histórias”, de Mariana Bertolucci
Onde: Centro Municipal de Cultura, 15h30
Atividade, às 14h: Mesa Literária e Sessão de Autógrafos“Literatura em debate: A arte da palavra: escrever porquê e para quem?” com Mariana Bertolucci, Amílcar Bettega, Jorge Luiz Possamai, Rubem Penz, Marlon Pires e Rogério Gomes mediação de Patrícia Viale