Empreendimento abre ao público no dia 26 de novembro na Serra Gaúcha
O projeto arquitetônico do restaurante do Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula, está na lista do Golden Trezzini Awards for Architecture and Design. O convite para concorrer na categoria projeto veio por meio do diretor do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim, de Nova Iorque, Richard Armstrong diretamente ao autor do projeto, o arquiteto Nicholas Alencar. O parque será inaugurado em 26 de novembro.
Ao todo, a premiação seleciona projetos em 20 categorias pelo mundo, com o objetivo de mostrar o valor histórico, cultural, científico e artístico dos projetos de arquitetura. Os vencedores são adicionados à coleção do Architectural Graphics Fund do Museu de História de São Petersburgo e participam da exposição anual «Arquitetura como Arte».
O júri inclui os arquitetos mundialmente famosos Daniel Libeskind, Mario Botta, Toyo Ito, Ricardo Bofill, Massimiliano Fuksas, Eduardo Souto de Moura, Diretor de Design da Ferrari, Flavio Manzoni, e outros especialistas de 32 países.
“O melhor desse prêmio é o júri técnico. São opiniões que realmente importam. Só estar concorrendo é muito legal. Eles entraram em contato pelo meu Instagram e me convidaram para participar”, contou Nicholas Alencar, da Alencar Arquitetura, que tem outros 4 trabalhos no prêmio.
O concurso com o nome de Domenico Trezzini (1670-1734), arquiteto russo de origem suíça, o primeiro arquiteto de São Petersburgo, autor da Catedral de Pedro e Paulo, do Doze Collegia Building e outras obras-primas do barroco petrino, recebeu em 2021 inscrições dos cinco continentes e de 80 países. A participação é gratuita. Os vencedores serão anunciados e premiados em 15 de novembro no Teatro Mikhailovsky, em São Petersburgo.
O público pode conhecer e também votar no projeto no link