O maior evento de blues da América Latina ocorre nos dias 11, 12 e 13 de agosto na Caza Wilfrido com shows nacionais e internacionais, gastronomia, artes locais e muita diversão.
Na próxima quinta-feira começa a primeira edição do Mississippi Delta Blues Festival em Gramado. Dias 11, 12 3 13 de agosto a Caza Wilfrido será o palco para a Crossroads Edition, a versão gramadense do evento que terá cinco palcos temáticos para as apresentações: The Crossroads Stage, palco principal; The Cadillac Records Stage, palco acústico onde também ficará localizada a praça de alimentação; The Color Purple Stage, dedicado às vozes femininas; Water Wheel Stage, palco que contará também com o Flea Market, Beer Square e bar; e Honeydripper Stage, a tradicional “Casinha do Blues” que foi transportada de Caxias do Sul para Gramado. Na quinta (11) e sexta (12) o festival abre as portas às 18h e no sábado (13), o evento começa às 16h.
Além da programação musical, o MDBF Gramado tem muito mais. A Caza Wilfrido será sede também do Blues Artville e do Flea Market. No Blues Artville, é possível ter acesso a um espaço coletivo de amostragem de várias técnicas e artes e no Flea Market, a uma área com tendas-padrão onde além da oportunidade de negócios se estará divulgando atividades locais de relevância. Com curadoria de Karen Dinnebier o Blues Artville dá a conhecer, comprar e saber mais de artistas como o tatuador Saymon; Lana Rosa, aquarelista e artesã de bonecas de lã; Camila Raiz, uma artista que trabalha com saboneteria artesanal; a ilustradora Karien; o artista plástico Ronan; o artesão em madeira André Sartori; a artista plástica Jay e, ainda, Mãos Dadas Patas Salvas, ONG que trabalha com a reutilização de jeans além, de mais, a Barber Station, espaço para homens e mulheres, onde há serviços profissionais de barbearia e salão de beleza, além de linha de produtos.
Já o Flea Market tem, em tendas, a presença de empresas como o Empório Canela, um bistrô que também é cafeteria, bar, livraria, loja de artesanato e antiquário e que, sob o comando da empreendedora Fernanda Chies, se tornou ponto de encontro da cidade serrana. Haverá também o Borogodó Brechó & Paulo da Rosa; o primeiro, com mais de 10 anos de história, é um local em Canela de vendas de peças de segunda mão, cheio de aconchego, carinho, qualidade e diversidade; já o ourives Paulinho da Rosa, que é autodidata mostrando a arte de trabalhar metais preciosos, numa produção marcada pela exclusividade e personalização das peças, personalização. Ainda estão agendados para o evento as tábuas artesanais de Daniel Castelli, provenientes de um espaço que tem hospedaria & gastronomia, além de marcenaria própria de criação de artigos diferenciados; o Olivas, azeite produzido em parceria com uma premiada produtora gaúcha de azeites, sendo extravirgem duo varietal, blend especial e exclusivo que harmoniza duas variedades de azeitona, a Arbequina (espanhola) e a Koroneiki (grega); e a Oba Factory, uma marca de papelaria de Caxias do Sul, nascida há dois anos, e que trazem para o Brasil um conceito totalmente novo em organização e planejamento através do papel.
E, se a preferência, além do blues, é pela gastronomia há um leque de opções. Com curadoria da Abrasel Hortênsias, a estrutura montada para o evento conta com seis pontos gastronômicos compostos por marcas da região. Confira o cardápio: o Café na casca, que atua de forma itinerante, através de uma bike apresenta no MDBF o carro-chefe, um cappuccino na casca de sorvete com chocolate; o Empório Canela, já citado, e que oferece três pratos no Festival, quais sejam, o Pulled Pork Sanduich, uma porção de seis unidades de Coxinha de galinha ou, ainda, o Espaguete Cajún; a Ginger House Doces responsável pela sobremesa do evento que são o Cupcake Red Velvet e o Brownie de Leite Ninho e Nutella; o Hui Poke House com o Poke Salmão clássico e fish n’ chips e também versão vegetariana; a Popstar com versões de pipoca para o MDBF salgada e doce; e o Toro, renomado restaurante de Gramado, com duas opções de hambúrgueres, o Jack Back Ribs e o Classic Cheeseburger.
INGRESSOS PARA O FESTIVAL
Para quem quer curtir os três dias do festival, os ingressos para o 1° MDBF Gramado estão à venda em dois formatos: diário e passaporte. O passaporte concede direito aos três dias de festival pelo valor de R$630. Quem optar pela experiência diária, poderá adquirir ingressos para a quinta-feira (11) por R$ 170, para a sexta-feira (12) por R$ 270 e para a última noite de apresentações, sábado (13), por R$ 370 (inteira). Todas as modalidades concedem meia-entrada a estudantes e idosos. Aqueles que pretendem acompanhar os shows e ainda contar com vantagens no evento e em estabelecimentos parceiros, a organização disponibilizou o Mojo Card. Com o cartão os ingressos custam R$ 95 (quinta-feira), R$ 155 (sexta-feira), R$ 215 (sábado) e R$ 375 (passaporte). Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingressos.mdbf.com.br.